terça-feira, outubro 27, 2009

Fingindo que me importo com o mundo

Um dos mais dignitários amigos da raça humana, Mahmoud Ahmadinejad, já ameaçou, por mais de uma vez, riscar Israel do mapa (eufemismo para "explodir a porra toda"). Para o primeiro-ministro iraniano, o estado é uma farsa, mesmo que tenha sido instituído em 1948, oito anos antes do nascimento do mesmo Ahmadinejad.

O que eu suponho que ele finja não saber é que Ciro II, "O Grande", principal líder (e homicida, como não poderia deixar de ser) do antes gigantesco Império Persa e especialista na execução de avôs, liberou os judeus do domínio babilônico em 539 A.C., conduzindo-os de volta a Jerusalém. Obviamente que Ciro não foi tomado por um súbito intinto paternal. Ele apenas queria ter aliados na Palestina. Essa mencionada Jerusalém é, obviamente, a mesma Jerusalém dos dias de hoje, capital do estado israelense unificado. E o Irã é a atual Pérsia.

Então eu, humildemente, pergunto: e aí, os filhos devem sempre herdar as decisões dos pais?

6 comentários:

Daniel acerca do mundo disse...

Boa pergunta. Tem um argumento que modificou toda essa relação entre judeus e persas. Os persas, que eram politeistas, depois se tornaram zoroastras, agora são muçulmanos. Eis a grande questão atual.

Sem falar ao apoio israelense aos curdos e sunitas do Irã.

Paulo Augusto disse...

É por isso que, se puder, o Ahmadinejad vai mandar queimar todos os livros de história.

Daniel acerca do mundo disse...

O Irã, juntamente com a Arábia Saudita, jogam as potências(EUA,UE e China) uns contra os outros. Sabe quem está financiando os programas nucleares deles? A china, em troca de patroleo e acesso ao Oriente médio para vender mercadoriais. A UE não aceita a Turquia de vez em seu bloco por causa do Irã e da Arábia Saudita, principalmente. Os Estados Unidos sabem que não podem deixar o Irã nas mãos da China e nem da UE, sem falar que o Iraque só dará certo se o Irã ajudar!!

Paulo Augusto disse...

Aé, pq?

Daniel acerca do mundo disse...

O Iraque é um Estado com pelo meno três grandes nações. o Lado sunita(Sunistão) com apoio dos arabes e turcos. Os curdos(curdistão) com apoio europeu e o xiistão, com apoio do Irã!!

Paulo Augusto disse...

Tenso.