quarta-feira, novembro 04, 2009

TOP 5 PRESUNTOS DA SANTA INQUISIÇÃO

5 - Galileu Galilei (1564 - 1642)



Não foi assassinado pela Igreja Católica de fato, como todos sabem. Negou no tribunal toda a teoria de que os planetas giravam ao redor do sol, e não da Terra. Para contemporizar, os católicos picaretas o absolveram 341 anos depois de sua morte.


4 - Antônio José da Silva (1705 - 1739)



Dramaturgo judeu nascido no Rio de Janeiro, se mudou cedo para Portugal. A mudança se revelou uma decisão de merda, já que os judeus eram caçados como vermes por lá. Também não o ajudou o fato de Antônio ser um entusiasta do iluminismo. Foi preso pelos inquisidores em 1737, e sua situação piorou quando uma de suas escravas dedurou o escritor para igreja, denunciando sua circuncisão. Virou uma bola de fogo dois anos depois. Antes, como de praxe, deu uma passadinha no garrote.

3 - Angéle de la Barthe (1230 – 1275)

A primeira bruxa (não sei se as aspas cabem aqui) da história medieval. Foi acusada de fornicação com o demônio, o que geraria um super-demônio comedor de carne humana, com cabeça de lobo e rabo de serpente. O currículo de sempre. Fogueira nela.

2 - Giordano Bruno (1548 - 1600)



Astrônomo, filósofo, matemático, dentre outras 1001 utilidades. Serviu de influência para gênios como Newton, Espinoza e Leibniz. Defendeu teorias de sistemas solares e cosmologias e também virou churrasco, apesar de ser criacionista. Foi crucificado com pregos na língua e dizem que cuspiu em um crucifixo antes de morrer. Vai saber, né?

1 - Joana d'Arc (1412 - 1431)



De existência meteórica, a jovem francesa começou a ter visões de São Miguel logo aos 13. Vozes misteriosas sussurrando em suas orelhas também vieram no pacote. Dentre as exigências, constavam a permanência de sua virgindade (!) e a condução do príncipe herdeiro Carlos (o delfim) ao trono francês, salvando a França dos ingleses. Ambas as intenções foram bem-sucedidas, mas Joana quis fazer gracinha e tentou expulsar de vez todos os ingleses de Paris. Foi capturada e também se tornou um toco de madeira flamejante. A história da jovem rebelde foi o mote para o fantástico filme A Paixão de Joana D'arc, de Carl Th. Dreyer.



RIP, folks.

Um comentário:

Anônimo disse...

haha! amei a 'fornicação com o demônio' e seu resultado.
bem lembrado o filme, 'a paixão de joana d'arc'. incoerentemente, o assisti lá pelos 13 anos de idade. está na lista dos que tenho certeza que me parecerão muito mais interessantes depois do passar dos anos se vistos novamente.