TOP 5 PRESUNTOS DA SANTA INQUISIÇÃO
5 - Galileu Galilei (1564 - 1642)
Não foi assassinado pela Igreja Católica de fato, como todos sabem. Negou no tribunal toda a teoria de que os planetas giravam ao redor do sol, e não da Terra. Para contemporizar, os católicos picaretas o absolveram 341 anos depois de sua morte.
4 - Antônio José da Silva (1705 - 1739)
Dramaturgo judeu nascido no Rio de Janeiro, se mudou cedo para Portugal. A mudança se revelou uma decisão de merda, já que os judeus eram caçados como vermes por lá. Também não o ajudou o fato de Antônio ser um entusiasta do iluminismo. Foi preso pelos inquisidores em 1737, e sua situação piorou quando uma de suas escravas dedurou o escritor para igreja, denunciando sua circuncisão. Virou uma bola de fogo dois anos depois. Antes, como de praxe, deu uma passadinha no garrote.
3 - Angéle de la Barthe (1230 – 1275)
A primeira bruxa (não sei se as aspas cabem aqui) da história medieval. Foi acusada de fornicação com o demônio, o que geraria um super-demônio comedor de carne humana, com cabeça de lobo e rabo de serpente. O currículo de sempre. Fogueira nela.
2 - Giordano Bruno (1548 - 1600)
Astrônomo, filósofo, matemático, dentre outras 1001 utilidades. Serviu de influência para gênios como Newton, Espinoza e Leibniz. Defendeu teorias de sistemas solares e cosmologias e também virou churrasco, apesar de ser criacionista. Foi crucificado com pregos na língua e dizem que cuspiu em um crucifixo antes de morrer. Vai saber, né?
1 - Joana d'Arc (1412 - 1431)
De existência meteórica, a jovem francesa começou a ter visões de São Miguel logo aos 13. Vozes misteriosas sussurrando em suas orelhas também vieram no pacote. Dentre as exigências, constavam a permanência de sua virgindade (!) e a condução do príncipe herdeiro Carlos (o delfim) ao trono francês, salvando a França dos ingleses. Ambas as intenções foram bem-sucedidas, mas Joana quis fazer gracinha e tentou expulsar de vez todos os ingleses de Paris. Foi capturada e também se tornou um toco de madeira flamejante. A história da jovem rebelde foi o mote para o fantástico filme A Paixão de Joana D'arc, de Carl Th. Dreyer.
RIP, folks.
Um comentário:
haha! amei a 'fornicação com o demônio' e seu resultado.
bem lembrado o filme, 'a paixão de joana d'arc'. incoerentemente, o assisti lá pelos 13 anos de idade. está na lista dos que tenho certeza que me parecerão muito mais interessantes depois do passar dos anos se vistos novamente.
Postar um comentário