segunda-feira, agosto 31, 2009

Sempre há alternativa

A notável cidade de Austin, Texas, revelou ao mundo os seminais Stevie Ray Vaughan e Janis Joplin, além do lisérgico 13th Floor Elevators. Austin possui um slogan próprio, "The Live Music Capital of The World", além de sediar um festival com o curioso nome de “Carnaval Brasileiro”. Também se notabiliza por ser uma localidade tão quente quanto, digamos, Aracaju, com temperaturas ultrapassando os trinta e oito graus no verão. E é de lá que vem uma bandinha que você precisa escutar, caso você já tenha se enchido das quinhentas e doze bandas que copiam o Joy Division e que insistem em surgir.

Foi o clima vulcânico de Austin que originou o White Denim, trio formado em 2006. A sonoridade dos rapazes se caracteriza por um amplo leque de possíveis definições, tendo como palavras-chave o rock de garagem, o soul, o dub e o blues, além de adicionais pitadas de um tempero jazzístico. O terceiro single da banda, Shake Shake Shake, do excelente álbum Workout Holiday, de 2008, seria considerado herege em rodinhas seletas do mainstream, pois contém um evidente, embora curto, solo de... baixo!

O novo disco do conjunto, Fits, lançado em junho, se baseia no mesmo know-how do anterior. Trata-se de um mais uma obra a ser enquadrada com a alcunha (às vezes, pejorativa) de “rock alternativo” ou “indie rock”. No caso desses texanos, não que eles se pareçam ou manuseiem seus instrumentos como os garotos do Fratellis, mas sim por se tratar de uma banda lançada por selos menores. Nada muito traumático.

Apenas uma das faixas de Fits ultrapassa quatro minutos, ora flertando com o rock psicodélico dos conterrâneos já citados, 13th Floor Elevators, ora flertando com o delta blues nativo da nação mais rica das Américas. Tudo isso mantendo como carro-chefe o garage rock, já firmemente ancorado no primeiro single do grupo, a poderosa canção “Let’s Talk About It”. A primeira canção de trabalho do novo álbum, “I Start To Run” é mais comportada e já possui um vídeo facilmente localizável no youtube. Novamente, o baixo de Steve Terebecki é o diferencial. Outros destaques do novo disco de estúdio incluem a curta e objetiva “I’d Have It Just The Way We Were” e “Regina Holding Hands”.

O trio é completado por James Petralli no vocal e nas guitarras e por Joshua Block, na bateria. Indicado a quem está com saudades daquela esquecida convenção chamada rock ‘n roll.

Nenhum comentário: